giovedì 24 agosto 2017

MYRA - ABECEDARIO




Sem “a” não há escrita. As palavras não existem. As consoantes ficam mudas. As vogais ficam surdas. Frases tristes. Ideias que não chegam. “A” com acento pode ser grave. Agudo desliza como água. “H” atrás dá-lhe respiração. “H” à frente admiração. “A” com exclamação, às vezes interrogação, com til fica “ão”, com “n” pode ser não. “A” porque há e sempre haverá.

este e ' A "


Barro que sustenta. Barco que navega. Batalha que se vence. O “b” é uma letra determinada. Puxa o “r”. Arrasta o “m”. Detesta o “s”. Grande ou pequeno, alto ou baixo, o “b” sabe da sua importância. Exibe-se sem receio. Arrasta vogais. Rompe frases. Mata consoantes. Uma letra sem sonhos. Sem devaneios. Precisa e clara. Um esteio do abecedário.



este e " B "                                                               este poderia ser o " V "                    
                                                                                                            

   U ma letra indecisa. Complexada. Queria ser “o”. Falhou o círculo. Ficou aberta na indefinição. Gosta de cedilha. Aprecia o xxx. Pode ser “q”. Pode ser “s”. Às vezes contrai-se em “cç”. Outras vezes foge para dois “ss”. Uma letra difícil. Diverte-se com os nossos erros. Ri-se das nossas asneiras. Uma letra irresponsável e maldosa. Uma mutante sem escrúpulos. Uma letra traumatizada que não sabe o quer.

 mas esta e o " O " !!!!!



4 commenti:

Isabel ha detto...

Gostei destas brincadeiras com o Abecedário!

Também gostei das do post anterior.

Um beijinho e uma boa quinta-feira!

myra ha detto...

sim, me diverti......beijinhos

Li Ferreira Nhan ha detto...

Amei o teu texto e teu desenho!

Myra, tenho visto tudo por aqui, também no Grifo do João, no Varal do Edu e no ausente Expresso do Jorge. Não tenho comentado; primeiro foi a morte do meu amigo português, o Jacinto, que até hoje causa muita tristeza. Depois minha mãe esteve hospitalizada com diverticulite e eu estive a acompanhando. Agora estamos numa maratona de consultas médicas.
Meu tempo nos blogs são só leitura e raros comentários.
Vou fazendo como posso.
Beijos minha amiga e fique bem.

myra ha detto...

querida Li, obrigada, ,e nao se preocupe, nao precisa comentar ! qdo vc estiver mais calma e tua mae ficar bem, e mesmo entao nao , so qdo tiver mesmo tempo, e realmente gostar!!!!
muitos beijinhos